quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Riso .. no seu dia-a-dia

Outro dia li uma frase de Neruda que diz "la risa es el linguaje del alma", em uma tradução simples seria "o riso é a linguagem da alma". Poetas e escritores já escreveram sobre o riso e suas relações humanas, mas na hora em que li essa frase o que veio a minha mente foi o capitulo II do livro O Poder das Conexões intitulado "Quando você ri, o mundo ri com você". Livro muito bom para quem gosta de redes sociais, mas o que me veio a memória foi um caso que investigou uma "epidemia" (termo usado por eles) de riso, no caso um riso incontrolável. Segundo aldeões e cientistas que investigaram o fato a conclusão foi que "aquilo não era uma questão de alegria - embora isso tambem possa acontecer..., o surto foi um caso de histeria epidemica, uma condição que tira vantagem de uma tendencia profundamente enraizada nos seres humanos de exibir contágio emocional.Emoções de todo o tipo, de alegria ou outra natureza, podem se propagar entre pares de pessoas e entre grupos maiores." 
As emoções e o humor das pessoas são afetados pelos estados emocionais das pessoas com quem elas interagem. Se você achou esse fragmento acima um pouco teórico, segue um exemplo que pode despertar sua lembrança e assim quem sabe fazer uma analogia.
Você chega em casa e olha sua esposa (marido, namorado, amigo...), olhando seu rosto, sua expressão, muito provavelmente saberá sobre o ambiente, como ele ou ela está. As emoções podem ser uma maneira rápida de transmitir informações. Aquilo que você percebeu (ou não) em segundos, será transmitido em minutos ou talvez até horas de conversa. Fique atento para que esse mau humor não seja absorvido antes da explicação pois pode resultar em discussão. Pense no seu trabalho, se você já está nervoso, sua predisposição a dar uma resposta atravessada ou ser rispido com alguém e maior e pode complicar as coisas.
"Contudo, as emoções se espalham de modos que vão alem de simplesmente ler rostos e pensar sobre experiencias dos outros. Na verdade há um processo, existem efeitos benéficos das expressões faciais sobre o estado de espirito de uma pessoa, a chamada “aferencia afetiva ou teoria do feedback facial, uma vez que a trajetória dos sinais vai dos musculos (do rosto) para o cérebro, em vez da trajetória eferente, mais comum do cérebro para os músculos.” (p.32 Christakis & Fowler).
Sorria, pode ser uma maneira de mudar algo em seu caminho, contato, trabalho, mas lembre-se ele passa uma informação, comunica, portanto ele é fiel a suas atitudes, ele se constroi através de seus atos (valores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário